Se todos junto é divertido contigo na nossa equipa faz mais sentido. Junta-te a nós, pois sermos muitos, vem ter connosco para pedalarmos juntos

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

As dores também ajudam a afinar a tua bike

É verdade. As dores também ajudam a afinar a tua bike.


A afinação da tua bike é fundamental para evitar as dores. Não se pode dizer, que isto seja uma ciência mas depende tanto da ciência como da tua intuição. Dois riders nunca são iguais, dependendo portanto de cada um a afinação mais eficiente. Mesmo após ter consultado a melhor e mais profissional loja da especialidade poderás e terás de certeza fazer diversos ajustes de modo a que a bike se adapte melhor a ti.

Quando está ok não sentirás nada mas quando estiverem erradas aí a conversa vai ser diferente. Usa a tua dor para diagnosticar o que está mal na tua bike. Se o diagnóstico for feito correctamente saberás o que deve ser alterado.

Aqui ficam algumas sugestões:

DOR NO PESCOÇO
Poderás estar a baixar muito a cabeça ou mesmo a esticar muito o pescoço (para ver claro); o volante pode estar muito baixo.

DOR NOS OMBROS
A ponta do selim poderá estar muito baixa fazendo-te “escorregar” para a frente. Quando fazes força para endireitares o corpo, puxando-o para trás, aumentas a pressão nos ombros. Num passeio longo mantendo sempre a mesma posição das mãos no volante poderá também causar dores nos ombros. Tenta alterar um pouco o ângulo do volante. Muda mais frequentemente a posição das mãos.

DOR NO MEIO DAS COSTAS
Os volantes “direitos” colocam maior pressão na coluna do que os com “curvas”. Especialmente nos saltos (bumps), as pancadas na coluna são maiores. Os volantes que permitem um ligeiramente maior arqueamento das costas enquanto pedalas são melhores.

DOR NA BASE DA COLUNA
O volante poderá estar muito baixo ou ser muito longo fazendo com que mantenhas as mãos muito afastadas ao agarrares nos punhos. O selim poderá estar muito alto.

DOR “NO FIM DAS COSTAS”
Estás a colocar muito peso no selim. Desliza um pouco o corpo para trás. Deverás sempre estar sentado nos “ossos” e não noutro lugar. O volante poderá estar muito alto. O selim poderá não ser o mais indicado para a tua anatomia ou mesmo a composição do mesmo poderá não ser a melhor. Algumas vezes é necessário experimentar diversos selins até achar o correcto.

DOR NOS JOELHOS
Na parte da frente dos joelhos: o selim está muito baixo ou muito para a frente. Na parte traseira do joelho: O selim está muito alto estando fazendo-te “estender” muito pernas ao pedalar. Na zona de rotação (juntas): colocação errada dos cleats causando com que torças demasiado os joelhos quanto pedalas. Ajusta os cleats.

DOR TENDÃO DE AQUILES
Estás pedalando muito com o calcanhar. Os cleats estão colocados muito atrás. O selim está muito alto.

DOR NAS MÃOS OU NOS DEDOS
Estás a colocar muito peso nas mãos. O volante poderá estar muito baixo. A ponta do selim pode estar muito para baixo colocando muita pressão nas mãos.

Tenta usar a dor de maneira a diagnosticar o problema e resolve-o. Se uma coisa não resultar tenta outra até conseguires remediar o problema. 

Neste momento poderão ser só umas dores mas não te esqueças que mais tarde podes arranjar um problema de saúde mais grave e acredita que isso não é nada bom.

Efectuado após diversas pesquisas na internet.

1 comentário:

  1. MAIS uma vez boas dicas do nosso amigo 100% CLAUDIO , obrigado pelas dicas.

    ResponderEliminar