Se todos junto é divertido contigo na nossa equipa faz mais sentido. Junta-te a nós, pois sermos muitos, vem ter connosco para pedalarmos juntos

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Benefícios do BTT


Durante o século XX ocorreu uma substancial redução da frequência e intensidade de actividade física na vida dos seres humanos. Esta situação teve significativo impacto nos indivíduos e nas sociedades. A Sociedade Internacional de Psicologia do Desporto fez então saber, em 1989, que a prática de exercício físico regular está relacionada com a diminuição do risco de doenças como a da artéria coronária e com a redução de outras causas de mortalidade como as doenças cardiovasculares.


O exercício físico produz melhorias significativas no bem‐estar físico e mental, tem uma relação causa‐efeito nas alterações na auto‐estima nos adultos, reduz a ansiedade e a depressão, a tensão, e o stress, assim como incrementa o vigor mental. O exercício beneficia a melhoria da hipertensão, osteoporose, diabetes e algumas desordens psiquiátricas. Nos dias de hoje cerca de 25% da população sofre de depressões, ansiedade e distúrbios emocionais. A actividade física, num envolvimento natural, pode ser uma excelente ajuda para estas pessoas.




O exercício crónico pode influenciar os estados emocionais positivamente e diminuir a ansiedade, enquanto que por outro lado, o exercício crónico excessivo pode levar a fadiga e ao aumento do stress e da depressão. A actividade física é um meio óptimo para reduzir o risco de doenças em pessoas idosas bem como pode contribuir para o seu bem‐estar físico e mental.




Os benefícios psicológicos da actividade física incluem: mudanças positivas na auto‐percepção de bem‐estar; melhoria da auto‐confiança; mudanças positivas nos estados emocionais; alívio da tensão; aumento do bem‐estar psicológico; aumento da energia para lidar com as necessidades do dia a dia, entre outras.



A melhoria do nosso estado de saúde tem uma influência determinante na nossa qualidade de vida. Tal como está institucionalizado internacionalmente é um problema de saúde pública. Os efeitos benéficos da prática de uma actividade física regular (como por exemplo BTT):


Nas doenças cardiovasculares:
Melhora a pressão arterial;
Previne as doenças das artérias coronárias;
Melhora o colesterol e outras gorduras no sangue;
Reduz o risco de morrer prematuramente de doença do coração.


Nas doenças metabólicas: 

Fundamental no controle do peso;
Fundamental na prevenção de diabetes.



No sistema locomotor:

Evita a osteoporose;
Músculos ficam mais fortes;
Postura mais correcta;
Previne e melhora as dores crónicas das costas.


Na imunidade:

Melhora a capacidade de lutar contra as infecções;

Menos cancros (da mama, do cólon, etc.).


Na saúde psicológica:

Mais auto-estima e auto-confiança;

Combate e evita a ansiedade;
Descarrega o stress;
Previne e ajuda a tratar a depressão;
Melhora certas capacidades intelectuais;
Promove a socialização;
Pode auxiliar na luta contra a droga.


No desenvolvimento infantil:

Importante no crescimento bio-psico-social;

Aumenta o reportório psico-motor;
Melhora o rendimento escolar.


Na qualidade de vida:

Aumenta a capacidade funcional para as actividades da vida diária;

Gera sensação de bem estar.

 (Fonte: Fundação Portuguesa de Cardiologia)

Sem comentários:

Enviar um comentário